Como Funciona o Plano Saude?
O funcionamento de um Plano de Saúde é regido por um sistema de pré-pagamento para assistência médica futura, onde você paga uma mensalidade para ter acesso a uma rede de profissionais e hospitais. No Brasil, todo o setor é regulamentado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Aqui estão os pilares de como o sistema opera:
- Rede Credenciada e Áreas de Abrangência
Ao contratar um plano, você tem acesso a uma lista de médicos, laboratórios e hospitais que possuem contrato com a operadora. O uso pode ser: - Regional: Atendimento apenas em uma cidade ou grupo de municípios.
- Nacional: Atendimento em todo o território brasileiro.
- Coberturas (O que o plano paga)
O que o seu plano cobre é definido pelo Rol de Procedimentos da ANS, que é atualizado constantemente. Existem diferentes tipos de segmentação: - Ambulatorial: Cobre consultas, exames e procedimentos sem internação.
- Hospitalar: Cobre internações, cirurgias e custos hospitalares.
- Obstetrícia: Inclui todo o pré-natal e o parto.
- Modelos de Pagamento
- Mensalidade Fixa: Você paga um valor mensal para usar os serviços cobertos
- Coparticipação: As mensalidades são menores, mas você paga uma pequena taxa (ex: 20% ou 30% do valor da tabela) sempre que realiza uma consulta ou exame. É o modelo mais comum em 2026 para controle de custos.
- Regras de Tempo (Carência e CPT)
- Carência: É o intervalo entre a contratação e o direito de usar o serviço (ex: 24h para emergências, 180 dias para cirurgias).
- CPT (Cobertura Parcial Temporária): Se você já possui uma doença ao contratar o plano, pode haver uma espera de até 24 meses para procedimentos de alta complexidade relacionados especificamente a essa doença.
- Formas de Contratação
- Individual/Familiar: Contratado diretamente por você (CPF).
- Coletivo por Adesão: Contratado através de sindicatos ou associações profissionais.
- Empresarial: Oferecido pela empresa onde você trabalha (CNPJ), geralmente com custos menores.
- Reajustes Anuais
Os planos sofrem dois tipos de aumento: - Anual: Reajuste de custos hospitalares e inflação médica (limitado pela ANS para planos individuais).
- Por Faixa Etária: Aumento que ocorre quando o beneficiário muda de idade (conforme as faixas previstas em contrato até os 59 anos).
Para verificar a reputação de uma operadora ou entender seus direitos, você pode acessar o Guia de Planos de Saúde da ANS.
A JCB Corretora de Planos de Saúde atua com ética, transparência e compromisso, oferecendo soluções em saúde que garantem segurança e tranquilidade aos seus clientes.